Aula de Sociologia - Sociologia e socialização

Aula de sociologia 
Sociologia e socialização 
Primeiros anos
Segundo semestre de 2020 - aula 1
Professor Felipe Rocha








sociologia e socialização

O objetivo desta aula é trabalhar com a habilidade produzir uma reflexão sobre o processo de socialização.

   Todos nós somos seres sociais, somos quem somos porque vivemos em sociedade, mas será que para tal ao nascermos bastam os aspectos biológicos de nossa espécie para realmente nos tornamos seres humanos?

 Como seres sociais agimos diferentemente dos animais de outras espécies, pois estes animais agem pelo instinto.
    
   Mas o que é instinto?
    Para dar um exemplo da ação baseada no instinto, uma criança ao nascer chora e para chorar não se faz necessário que ela pense naquilo que está fazendo, pois chorar para ela é apenas um reflexo de suas necessidades, da mesma forma que quando temos sono bocejamos.
 
   Uma aranha ao tecer sua teia igualmente não reflete sobre a sua ação, assim como um beija-flor ao construir sua casa também não tem a capacidade de refletir sobre o seu feito, pois o mesmo age apenas de forma instintiva.

   Diferentemente dos animais, nós seres humanos temos a capacidade sobre nossa ação, por exemplo, ao preparar esta aula tive que pensar no conteúdo, na melhor abordagem,além de escolher as palavras adequadas. Por conta desta capacidade de refletir, nossa espécie, a homo sapiens, se difere das demais espécies animais.

  Ao aprender e transformar a natureza ao invés de somente de forma instintiva nos adaptarmos a ela, como fazem os animais, por exemplo, os morcegos vivem em cavernas, isto é, esta espécie animal teve que adaptar-se ao um ambiente natural propício, enquanto os homens constroem casas, cidades e ambientes transformando a natureza.

   No entanto, não basta ao nascer na espécie humana, biologicamente falando, para que nos transformemos em seres humanos completos. É preciso conviver com aqueles da mesma espécie, aprender com eles como agir e se comportar como tal. ´

  Já pensou se nós não falássemos? Também não seríamos capazes de pensar, afinal, será que alguém consegue pensar sem palavras? As palavras são apenas símbolos que representam as coisas que permeiam nossa vivência, atribuindo sentido ao mundo em que estamos inseridos.

  E se nossos pais e as pessoas ao nosso redor não nos ensinassem a falar, também não conseguiríamos pensar de forma racional, pois para representarmos as ideias precisamos de um código chamado linguagem, se não nosso pensamento  seria meramente instintivo.

    Podemos perceber a necessidade de socialização observando exemplos de crianças que foram criadas por animais, por exemplo, uma menina da Ucrânia que foi abandonada pelos pais no canil e após 5 anos ao ser resgatada a mesma agia como um cachorro, inclusive latia, bebia água com a língua e não chegou desenvolver até então a linguagem. Dentre outros exemplos de crianças criadas por animais que não chegaram a desenvolver-se plenamente como seres humanos, pelo contrário, agiam como animais.

    Este exemplo serviu para ilustrar a necessidade de socialização, isto é, para dizer que o homem é para além de um tipo de sua espécie um ser social.





    
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A inserção nos grupos sociais

Lutas sociais no Brasil