Socialização e as instituições sociais - Aulas para os primeiros anos



Na aula de hoje, vamos continuar a trabalhar com a habilidade produzir uma reflexão sobre o processo de socialização.

Na aula passada, nós falamos que somente nos tornamos homens e mulheres no sentido mais amplo porque vivemos em sociedade e para tal damos o exemplo de crianças que foram criadas por animais e que se quer chegaram a desenvolver a fala ou hábitos humanos.

Nesta segunda aula sobre a temática socialização vamos falar sobre as instituições sociais e seu papel  bem definido de auxiliar no processo de socialização e internalização das regras sociais nos indivíduos, isto é, em todos nós.

A família, a escola e a Igreja são exemplos de instituições sociais.

Para ficar mais claro a sociedade tem regras, costumes e uma moral própria que é requerida de cada indivíduo, isto é, cada um de nós. Por exemplo, usar roupa, comer de boca fechada, sermos honestos, trabalhadores, etc. Tudo aquilo que a sociedade espera de nós.

Aqueles responsáveis por este processo de socialização nós chamamos de instituições sociais.

As principais instituições sociais são a família, a Igreja, a Escola, os meios de comunicação, o trabalho, dentre outros.

A família, é considerada a primeira instituição social na vida do indivíduo, por isso a  de instituição primária.

"Menino tira este dedo do nariz, é muito feio",
"Não pode comer com a boca aberta menina",
"Joãozinho, respeita os mais velhos".

Estes são alguns exemplos de como as famílias ensinam as regras sociais. Se repararmos bem, estas regras sociais não nascem conosco, afinal, ninguém nasce querendo vestir roupas, ou respeitando os mais velhos, estas regras são externas, mas que pouco a pouco de tanto ouvirmos começa a fazer parte de nós.

Outro exemplo, quando aprendemos a não falar de boca cheia e mesmo assim o fazemos, somos mau vistos, embora estas regras sejam externas. Com o tempo elas começam a fazer parte de nós e isso é tão verdade que quando temos um filho, ensinamos a ele a não comer de boca aberta

Você já reparou, que as vezes, aquela mesma mãe que quando era adolescente ficava chateada com mãe dela, por não a deixava ficar numa festa até mais tarde, é a mesma que não deixa que sua filha fique até mais tarde em uma festa? Por que será?

A resposta é simples, com o passar do tempo, aquelas regras que ela mesmo contestava passa a ser assimilada e aceita.

A Igreja é uma outra instituição que tem um papel importante neste processo de internalização de regras sociais, afinal toda Igreja tem suas regras as quais chamamos de dogmas. Por exemplo, lá se aprende que é pecado roubar, que é inapropriado a usar certos tipos de padrão de vestimenta, etc.

A escola, será que a escola só ensina matemática, ciências, química, sociologia e biologia, história, etc.?Mas não é só isso, ela é onde aprendemos regras de como usar uniforme, pedir para ir ao banheiro,  é onde aprendemos a ter paciência de assistir  a aula que o professor passa, etc. Além disso, a escola é o espaço onde os alunos independentemente das crenças, gostos e estilos se encontram, isto é, ela tem o papel de aproximar as pessoas e de ensinar ciência.

Os meios de comunicação: o jornal, os filmes, as revistas, influenciam as pessoas, porém cabe destacar que este processo de influência foi potencializado pela internet e redes sociais.

O trabalho: existe um comportamento esperado no trabalho, afinal, ninguém vai para uma entrevista de bermudão e fone de ouvido, existe um comportamento esperado para esta situação.

Na aula de hoje aprendemos sobre a importância do processo de socialização que as instituições sociais tem, que é o papel de auxiliar na internalização das regras sociais, e que essas instituições são principalmente a família, a escola, a religião, os meios de comunicação, e  trabalho, dentre outras. 

Tchau pessoal e até a próxima!



Questionário para responder as questões:










 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A inserção nos grupos sociais

Lutas sociais no Brasil