Lutas sociais no Brasil

Na aula passada nós falamos da importância das lutas sociais, da definição de poder e da relação entre Estado e poder.

Hoje ainda trabalhando com a habilidade desenvolver  a  habilidade reconhecer as diferentes formas de atuação política da população nas revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e XX, porém vamos trabalhar com alguns exemplos de lutas ocorridos neste período.

Se faz necessário, relembrar que existe uma luta pelo poder, que pode ser por grupos que se aproximam do governo para conseguir manter seu status, ou melhor situação privilegiada, isto é, o status quo. Um exemplo disso, foram as elites agrárias no país que durante muito tempo dominou e para manter este poder através do voto de cabresto, de eleições fraudulentas se mantinham no poder.

O livro vidas secas, tem um importância é um retrato que descreve a situação de penúria em que  vivia o sertanejo então, veja o vídeo. 


Como vimos neste livro, a vida no sertão não era fácil já pela própria natureza do lugar, no entanto era ainda pior, existia um uso político disso, os fazendeiros exploravam as pessoas que viviam lá, os enganando, e pior, não existiam leis que ajudavam estas pessoas, naquele tempo leis trabalhistas se quer existiam, e  mesmo quando vieram a existir, depois do Estado Novo, depois da década de 30, elas demoraram muito tempo para chegar ao campo, onde a té então vivia a maioria da população. 

As pessoas estavam jogadas a própria sorte, não havia leis que as protegessem, no entanto, a sociologia diz que quando as pessoas não se sentem protegidas elas buscam fazer justiça pelas próprias mãos, seja pelo bem, seja pelo mal, por isso surgiram movimentos como o cangaço, mas você sabe o que é o cangaço?



Outro exemplo de luta contra o Estado contra as condições de falta de ação do Estado, do abandono das classes populares em favor das afastadas, que naquela época era composta principalmente dos cafeicultores do sudeste, foi a comuna prestes



Porém cabe destacar outras lutas, por exemplo, o arraial de canudos, a guerra do contestado, dentre outros movimentos.




Trabalho

Com base no material desta aula escreva um pequeno texto relacionando o conceito de poder, ao qual já aprendemos que é a o poder é a capacidade de alguém impor sua vontade sobre outros, que podemos relacionar com as classes dominantes se aproximando do Estado para impor seus interesses, daí você escreva um texto curto, dentre 20 a 50 palavras sobre a importância das lutas sociais na sua concepção, podendo usar  como base um dos temas elencados nos vídeos acima, ou outro a sua escola.

O texto deve ser escrito no link questionário virtual do google forms, que deixarei a baixo ou enviado para o seguinte email:  felipecordeirorocha@professor.educacao.sp.gov.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A inserção nos grupos sociais