Movimentos Sindicais no Brasil - Aula de Sociologia - 3 anos do Ensino Médio

Na aula passada, já falamos o que é poder, da relação entre Estado e poder e vimos sobre importantes lutas sociais. Na aula de hoje vamos começar a trabalhar com a questão do sindicalismo, ou a história do sindicalismo no Brasil.

Você sabe o que é  sindicalismo?

Segundo o dicionário sindicalismo é: movimento que tem por objeto congregar associações de trabalhadores com o fim de estudar e de defender seus interesses.

Vamos retomar algumas ideias de diferentes sociólogos sobre a relação entre trabalho, dá qual trata o sindicalismo, afinal, o sindicalismo não é nada mais é que trabalhadores que se lutam de forma organizada pelos por melhores condições de trabalho.

Para Karl Marx, no capitalismo se produz mercadorias em busca de lucro, no entanto, a diferença de outros modos de produtos é que existem aqueles que detém os meios de produção, isto é, máquinas, fábricas e capital, por outro lado existem os trabalhadores que só detém sua força de trabalho e por isso precisam vender sua força de trabalho para os donos dos meios de produção, ou patrões, ou como Marx diz os burgueses, mas observe que o padrão vive no lucro e o empregado vive do salário, por isso sempre os padrões tentam aumentar o seu lucro, enquanto os trabalhadores o seu salário, no entanto observe que se João é patrão, ele tem um lucro de 50 mil e tem 10 empregados precisa deste dinheiro tirar 20 mim para pagar estes empregados, entre salário e beneficio, isto é, fora o custo das despesas trabalhistas cada um ganha em média RS 1300, agora se eles quisessem um aumento de 50%, a despesa do patrão aumentaria de 20 mil para 30 mim e o lucro dele iria diminuir de 30 mil para vinte mil. O que Marx diria disso, que os interesses de patrões e empregados são irreconciliáveis, pois se o patrão que mais lucro, o empregado quer um salário maior. por isso os trabalhadores de form organizada precisam lutar pelos seus direitos.



É preciso ressaltar que nem todos enxergam na relação patrão empregado o mesmo problema, isto é, uma relação de conflito, inclusive Émile Durkheim chama esta relação de solidariedade social.

Aqui cabe dizer que os trabalhadores sempre tiveram que lutar por melhores condições de trabalho.

No Brasil, se comparado com outros países o processo de industrialização é tardio, pois a revolução industrial e este e o processo de industrialização acontece no  século 18 e 19 na Inglaterra, Franças, Estados Unidos, dentre outros, enquanto no Brasil se deu a partir  do século XX, logo este processo de formação de uma classe operária e das contradições na formação desta classe aparecem mais tarde e junto com o aparecimento desta nova classe, aparece também o sindicalismo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A inserção nos grupos sociais

Lutas sociais no Brasil