Revisão do segundo bimestre para os segundos anos

O objetivo desta aula é rever o conteúdo que estudamos no bimestre passado.

Aprendemos na primeira aula deste bimestre que cultura é um conceito muito amplo, isto é, ele é polissêmico (palavra que tem muitos significados), por exemplo, existe cultura popular, cultura erudita, cultura pop ou mesmo a palavra cultura no seu sentido original vem de cultivar a terra e por isso usamos palavras como cultura do feijão.

No entanto, para as ciências sociais, isto é a área do conhecimento que engloba a sociologia, a antropologia, a história, a geografia, etc., compreendem a cultura como um conceito histórico, isto é, algo que muda e influência no contexto de cada sociedade, isto porque cada sociedade tem a sua própria cultura, relacionada com a sua maneira de ver o mundo.

Cada sociedade tem costumes diferentes, por isso no Brasil é muito comum comer carne, enquanto para a maioria dos indianos é algo considerado impraticável, da mesma forma que para as mulheres ocidentais o uso do véu islâmico é considerado uma opressão, enquanto as próprias mulheres islâmicas não se veem oprimidas pelo uso do véu.


Aprendemos também sobre diversos usos da palavra cultura, isto é, cultura popular, cultura erudita, além de termos como "civilizatión" ou cultura-valor; kultur ou cultura alma coletiva; além disso, começamos a falar sobre cultura de massa ou simplesmente industria cultura, que também pode ser chamada de cultura mercadoria.

Tanto o termo cultura-valor se refere a uma visão que o cidadão "A" tem cultura, enquanto cidadão "B" não tem, pois aquele que faz cursos, que aprende outros idiomas  tem mais acesso a bens culturais que os outros que não o fazem, desta forma tem mais vantagens, enquanto o termo cultura erudita se refere a um tipo de cultura próprio das elites, isto é, uma cultura considerada refinada, como frequentar a ópera ou galerias de arte; enquanto cultura popular "civilizatión" também uma cultura refinada originária das grandes cidades como Paris é cultura popular e é a cultura do povo, como festas populares, grandes festas religiosas, danças, etc.
Kultur, um termo alemão que se refere a cultura das pequenas cidades e vilas e povoados, onde as tradições e costumes são mais presentes.

Dentro da ideia de cultura de massa e cultura mercadoria ou mesmo de cultura de massa está presente dois elementos, o primeiro é relativo a comercialização, isto é, a cultura  como uma mercadoria que tem um preço e o segundo elemento é que a cultura passa a ser padronizada, exatamente como uma mercadoria, pois não importa se compramos o produto da marca "A"ou "B", por exemplo o leite, que sempre vêm na caixinha longa vida e tem um certo grau de tratamento térmico a alta temperatura padronizado, da mesma forma a música sertaneja ou o funk tem  seu padrão, característico da cultura de massa.




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