Revisão do segundo bimestre para os segundos anos
O objetivo desta aula é rever o conteúdo que estudamos no bimestre passado.
Aprendemos na primeira aula deste bimestre que cultura é um conceito muito amplo, isto é, ele é polissêmico (palavra que tem muitos significados), por exemplo, existe cultura popular, cultura erudita, cultura pop ou mesmo a palavra cultura no seu sentido original vem de cultivar a terra e por isso usamos palavras como cultura do feijão.
No entanto, para as ciências sociais, isto é a área do conhecimento que engloba a sociologia, a antropologia, a história, a geografia, etc., compreendem a cultura como um conceito histórico, isto é, algo que muda e influência no contexto de cada sociedade, isto porque cada sociedade tem a sua própria cultura, relacionada com a sua maneira de ver o mundo.
Cada sociedade tem costumes diferentes, por isso no Brasil é muito comum comer carne, enquanto para a maioria dos indianos é algo considerado impraticável, da mesma forma que para as mulheres ocidentais o uso do véu islâmico é considerado uma opressão, enquanto as próprias mulheres islâmicas não se veem oprimidas pelo uso do véu.
Tanto o termo cultura-valor se refere a uma visão que o cidadão "A" tem cultura, enquanto cidadão "B" não tem, pois aquele que faz cursos, que aprende outros idiomas tem mais acesso a bens culturais que os outros que não o fazem, desta forma tem mais vantagens, enquanto o termo cultura erudita se refere a um tipo de cultura próprio das elites, isto é, uma cultura considerada refinada, como frequentar a ópera ou galerias de arte; enquanto cultura popular "civilizatión" também uma cultura refinada originária das grandes cidades como Paris é cultura popular e é a cultura do povo, como festas populares, grandes festas religiosas, danças, etc.
Kultur, um termo alemão que se refere a cultura das pequenas cidades e vilas e povoados, onde as tradições e costumes são mais presentes.
Dentro da ideia de cultura de massa e cultura mercadoria ou mesmo de cultura de massa está presente dois elementos, o primeiro é relativo a comercialização, isto é, a cultura como uma mercadoria que tem um preço e o segundo elemento é que a cultura passa a ser padronizada, exatamente como uma mercadoria, pois não importa se compramos o produto da marca "A"ou "B", por exemplo o leite, que sempre vêm na caixinha longa vida e tem um certo grau de tratamento térmico a alta temperatura padronizado, da mesma forma a música sertaneja ou o funk tem seu padrão, característico da cultura de massa.
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