Ação social em Bourdieu





Na aula de hoje vamos conhecer um pouco das ideias Pierre Bourdieu.
Você lembra de Durkheim diz que nós não temos escolha, isto é, ele tem que agir socialmente como lhe é requerido. Nós também aprendemos que que Max Weber, diz que somos sim limitados pelo o que a sociedade quer que façamos, mas temos escolhas ou podemos agir de uma forma ou de outra dentro desta limitação, surge aí os tipos ideais, você lembra? Ação Racional com relação a Fins, Ação Racional com Racional Com Relação Valores, Ação Emotiva e  Ação Tradicional, isto é, podemos agir mais desta forma ou de outra.

Hoje vamos conhecer um outro sociólogo importante, o sociólogo francês Pierre Bourdieu.
Bourdieu compara a vida com um campo, o que significa isso? Imagine um campo de futebol, onde cada jogador tem uma posição. Da mesma forma que um campo na nossa vida existem posições, por exemplo, os se eu sou professor, jogador de futebol ou advogado, existem regras as quais precisamos respeitar. Outro exemplo de campo é o caso dos surfistas, eles tem uma linguagem, um estilo próprio, uma linguagem muito própria e para eu me integrar neste grupo ou campo eu preciso ter estas habilidades.  Bourdieu também diz que existem estruturas estruturadas, isto é, ninguém nasce falando uma língua que ele mesmo criou, as línguas antecedem os indivíduos, por isso a forma que pensamos e agimos depende da língua que falamos, que de certa forma nos determina.

Já habitus tem a ver com os costumes, as regras que adquirimos no ambiente social no qual vivemos.

Nascemos em um determinado grupo social, por exemplo, nasci na classe popular e existem regras neste grupo e estas regras nos influenciam, no entanto podemos transitar em outros grupos e as ideias destes outros grupos também nos influenciam, criando assim o habitus. 

Capital Cultural é um conceito que  Bourdieu compara as pessoas que adquiriram habilidades sociais que podem os valorizar, por exemplo, sentar em uma mesa e comer junto a alta sociedade requer uma habilidade, não é qualquer pessoa que consegue ou falar sobre artes plasticas também requer uma habilidade especifica que é muito valorizada pelas elites, logo que detém capital cultural que o ajuda a transitar neste espaço.





  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A inserção nos grupos sociais

Lutas sociais no Brasil