Aula de sociologia - Professor Felipe Rocha - Segundos anos - Cultura de massa

Na aula passada nós falamos que a cultura é um termo polissêmico, isto é, existem distintos tipos de cultura, isto é, cultura erudita, cultura popular, cultura valor, cultura mercadoria e cultura de massa.

Na aula de hoje vamos trabalhar mais especificamente sobre cultura de massa ou aquilo que Felix Cattari chama de cultura mercadoria.

A cultura tem muito a ver com a nossa vivência, com nossa história, isto em parte se explica porque há tantos tipos diferentes de cultura no mundo, no entanto com a surgimento da indústria moderna, que inicia-se lá na revolução industrial no século XVIII, pois a industria faz algo muito diferente do sistema de produção anterior baseado na pequena manufatura e no artesanato, isto é, a partir das industrias modernas os produtos passam a ser produzidos de forma padronizada.

Um exemplo disso, imagine um produto qualquer, como um alicate de unha, um saco de arroz, um celular, em todos estes produtos independente da marca, eles são muito parecidos, pois a industria cria um processo de padronização.

Este processo não acontece somente com produtos que compramos, mas também com produtos culturais, mas o que é um produto cultural?

A indústria produz algo para vender, pois é produzindo e vendendo que ela tem lucro, mas será que isso acontece com a cultura?

Muitas vezes a cultura é algo genuíno, que não tem a intenção de gerar lucro, por exemplo, na rua onde fui criado na periferia do Rio de Janeiro, havia uma certa época do ano, onde havia um grupo de folia de reis

Encontro de Folia de Reis reúne grupos de cidades da região e Sul ...

Folia de ReisCompanhia de ReisReisado ou Festa de Santos Reis (em Portugal diz-se Reisada ou Reiseiros[), é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.
Fonte: Wikipédia

É uma festa religiosa e não tem como objetivo principal vender um produto. No entanto isso nem sempre acontece, existem grandes empresas que vivem de vender produtos culturais, por exemplo música, filmes, etc. O que Felix Cattari chama de cultura valor, afinal o principal objetivo aqui é uma cultura voltada para o lucro.

Vamos voltar lá em Karl Marx, um dos pais da sociologia que dizia que as empresas tentem a crescer, isto é, uma pequena empresa tende a ser comprada por outra maior, formando grandes aglomerados  industriais, o que vemos, por exemplo na área dos refrigerantes a coca-cola company começou a comprar outras marcas, por exemplo:

Coca-Cola: Uma empresa de mais de 600 marcas pelo mundo – As ...

A mesma coisa acontece com supermercados com os grupos GPA do Pão de Açúcar e Carrefour


Grupo GPA abre vagas de emprego no Pão de Açúcar e Assaí AtacadistaCarrefour do Brasil - historia lojas e serviços (caso de sucesso ...

Ou ainda no cetro bancário

Isto é, há uma tendência da concentração do mercado o que também é verdadeiro na vida cultural, uma vez que cada vez mais existe uma industria cultural a fim de ganhar dinheiro vendendo produtos culturais. 
Porém lembra que falamos que a cultura, a cultura tem a ver com as nossas experiências, com a nossa vida pessoal e o ambiente que fomos criados? Para a indústria cultural isso não tem muito valor, uma vez que tal os produtos são padronizados, também era necessário criar produtos culturas padronizados que alcançasse o maior número possível de pessoas.
Surge aqui a cultura de massa, isto é, um produto cultural homogêneo   (igual) com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas e gerar lucro, por exemplo, o que há de comum na música sertaneja, no funk, no cinema de guerra/ação norte-americano da década de 80, ou nas bandas teen dos 90? São produtos culturas feitos para as multidões.

Ainda na década de 90 estive no Rio Grande do Sul, onde vivi por algum tempo e percebi que lá as pessoas já naquela época ouviam funk tal qual no Rio, isto acontece primeiro porque o funk se tornou um produto cultural e isso acontece graças aos meios de comunicação de massa, ou em outras palavras a TV, o rádio, a internet que espalham estes estilos fazendo um processo de aproximar o gosto das pessoas, afim de vender mais fácil este produto cultural.

Na década de 80 o pagode era um produto cultural e a banda de rock Raimundos fez uma música chamada a mais pedida, uma parodia chamando a atenção para este processo, vejamos a música.


Outra música que fez uma critica a um outro produto cultural dos anos 90, as boys bands, outro estilo dos anos 90 foi a banda norte americana blink 182 com a música all the small things (Todas as coisas pequenas).


Estas ideias sobre industria cultural foram desenvolvidas por um grupo de pensadores alemãs de origem judaica, dentre eles Walter Benjamin, Theodor Adorno e Max Horkheimer que ficaram conhecidos como escola de Frankfurt e vou deixar um vídeo, um sobre sobre as ideias de seus membros sobre industria cultural.






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A inserção nos grupos sociais

Lutas sociais no Brasil