Última aula para os segundos anos do segundo bimestre - A Cultura de massa e a juventude e fetiche da mercadoria

Na última aula aprendemos sobre a cultura de massas e sua relação com a indústria cultural, isto é, o processo pelo qual os objetos culturais se transformam em mercadoria, mas o que é mercadoria?

Mercadoria é um produto, algo que é transformado pelo processo de trabalho e adquire um valor e é a mercadoria que gera o lucro para o patrão (burguês).

Para que o burguês tenha lucro ele precisa vender e vender muito, para tal ele precisa nos convencer como consumidores a consumir seus produtos, isto é, a mercadoria e para tal é preciso nos convencer a comprar, mesmo que não precisamos desta mercadoria.

Marx chama este processo de fetiche da mercadoria.

A palavra fetiche tem sua origem na Bíblia, pois quando Moisés subiu o monte para receber os dez mandamentos ele ficou por lá muito tempo, então o povo decidiu pegar as joias que tinham, fizeram um bezerro de ouro e começam a adorar este bezerro como se fosse um "deus" e a este bezerro deram o nome de fetiche.

Marx toma desta história a palavra fetiche para expressar que toda vez que um homem faz com suas mãos algo que ele considera maior que ele mesmo, temos aí um caso de fetiche.

Mas o que seria o fetiche da mercadoria? 
Você já deve ter percebido que as vezes para ter determinada mercadoria, uma pessoa faz coisas incríveis. Um exemplo disso, imagina uma mulher que ao ver uma determinada calça ela decide comprá-la e mesmo se comprando a calça não der nela, ela fará regime, vai para a malhação, porque aquela mercadoria, neste caso a calça se torna um caso de vida ou morte.


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