Revisão para os primeiros anos do segundo bimestre


O objetivo desta atividade é rever alguns dos temas que estudamos  neste último bimestre que termina. Dentre os temas abordados, neste bimestre destacamos:
    • Processo de socialização - Aprendemos que só nos tornamos homens/mulheres no sentido mais amplo da palavra, porque vivemos com outros homens, por isso não basta nascer da espécie humana, isto é, apenas os aspectos biológicos, pois aprender com os outros da nossa espécie é essencial para que nos tornemos humanos. Aprendemos que crianças que foram criadas por animais não chegavam a se desenvolver plenamente como humanos, pelo contrário, estas crianças tinham comportamentos animalescos.
    • Instituições Sociais - Falamos que as instituições sociais tem um papel muito importante no processo de assimilação e de internalização das regras sociais, pois só somos seres humanos no sentido mais amplo por que agimos como tal, seguimos comportamentos sociais, mas isso não ocorre por acaso, pois a família, a escola, a Igreja, dentre outras instituições sociais, ajudam que desde muito pequeno assimilemos estas regras.
    • Coerção Social em Durkheim -  Émile Durkheim, considerado o pai da sociologia cientifica acredita que a sociedade é algo externo ao indivíduo, isto quer dizer, que ela existe mesmo antes e para além da sua existência e acaba incutindo na cabeça deste indivíduo suas regras e aquele que são cumprem as regras sociais acabam por ser punidos. Um exemplo disso é que não nascemos sabendo que temos que vestir roupas, este hábito é anterior a nossa própria existência, por isso dizemos que é algo exterior ao indivíduo. Mas somos punidos se não o fizermos, seja sendo preso, seja pelo que as pessoas vão falar de nós, logo esta punição Durkheim chama de coerção social. Por conta disso as ideias de Durkheim ficaram conhecidas como estruturalismo, pois é como que existisse uma estrutura, mas ou menos como uma engrenagem de máquina, onde a sociedade é a máquina onde indivíduo se encaixa, sendo assim os homens perdem sua liberdade individual se tornando uma mera peça nisso, isto é, na sociedade que é algo muito maior que ele.  
    • Weber e a sociologia compreensiva - Um sociólogo que discorda de Durkheim em parte, ele também é considerado um dos maiores sociólogos e acreditava sim que a sociedade influenciava o homem, exatamente como Durkheim dizia. No entanto, enquanto que em Durkheim os homens são tem liberdade, Weber acredita que dentro das regras sociais impostas aos homens nós temos sim algum grau de escolha. Durkheim chama este tipo de escolha de tipos ideias, onde dentro daquelas ações que somos obrigados a cumprir na vida social, seja trabalhar, seja estudar, etc, temos um comportamento que toma em conta nossas preferencias, nossas características próprias, Podemos dividir, segundo Weber, os tipos ideais em ação racional voltada a fins, ação racional voltada a valores, ação emotiva e ação tradicional.
    • As ideias que aprendemos hoje tem a ver com o papel da sociologia que é acima de tudo, compreender como as regras sociais, isto é a sociedade influencia o indivíduo, pois cada um de nós somos indivíduos com gostos, preferencias e uma história de vida própria, no entanto em todos nós há muito em comum, regras que a maioria de nós seguimos, não importa se somos bandidos, honestos, se somos modernos, se somos antiquados, por isso que quando um estuprador chega na cadeia é molestado pelos companheiros de cela ou que ninguém anda sem roupas por aí. Estas regras sociais valem no mundo real, no mundo virtual, pois aquelas pessoas que se sentem libres das amarras sociais e da pressão social escondidas por trás do suposta anonimato das redes também acabam por serem punidos, pois se observarmos bem, muitas destas regras sociais estão ligadas a preservação e a convivência de nossa espécie e se aproximam da ética que aprendemos em filosofia, que nada mais é que um tratado que torna possível a convivência dos homens/mulhers no espaço social.
Formulário para a resolução das questões disponível em:

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