Movimentos sociais - aula de sociologia Professor Felipe Rocha - Movimentos sociais

 



O objetivo desta aula é rever um conteúdo pouco desenvolvido no primeiro bimestre que é o de ação social.

Quando falamos em ação social também estamos falando sobre movimentos sociais, mas o que é um movimento social?

Os Movimentos Sociais são formados por um grupo de pessoas que de agir de forma conjunta lutando por interesses em comum.


Um exemplo de movimento social bem ilustrativo é imaginar que na rua da escola há problema de iluminação pública, o que tem ocasionado que muitos alunos do período noturno tem sido frequentemente assaltados.


Por conta dos frequentes assaltos os alunos juntamente com os moradores da rua decidem  formar uma associação, fazem um abaixo assinado, confeccionam  cartazes e fazem uma manifestação em frente a prefeitura.


O exemplo a cima é um exemplo de um movimento social e o interessante é que uma vez os movimentos sociais alcancem suas demandas não só os seus membros são beneficiados, mas todos os moradores da rua e estudantes, mesmo aqueles que não participaram.


Os movimentos sociais podem ser divididos em dois tipos principais, eles são os movimentos sociais de primeira geração e os movimentos sociais de segunda geração.


Os movimentos sociais de primeira geração são aqueles que os seus membros se enxergam como uma classe social, isto é, independente se homens, mulheres, membros da religião A ou B, estas pessoas se enxergam acima de tudo como trabalhadores em oposição aos patroes ou aos detentores do poder se aproximando a dicotomia (oposição) presente na obra de Karl Marx, especialmente no manifesto comunista de burguesia (donos dos meios de produção) e do proletariado (dos trabalhadores).


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A inserção nos grupos sociais

Lutas sociais no Brasil