Primeiros anos - Reconhecer reconhecer que somos seres sociais Parte II


 O objetivo desta aula é a partir de uma outra visão, que não a de uma aula preparada por mim trazer a consolidação daquilo que já discutimos na relação entre homem e cultura para reconhecer que somos seres sociais.

Como já dissemos para a sociologia o homem é um ser cultural.

A sociologia compreende que há uma grande influência do meio social na constituição do individuo, embora as vezes possamos não reconhecer este processo, já que tomamos aquilo que somos na maioria das vezes como algo nosso, da nossa personalidade, é em grande medida a influência do social sobre nós.

A primeira característica desta aula que se pode chamar a atenção é que a influência social para os seres humanos é maior que a influência biológica presente nas outras espécies animais.

Um ser humano age menos pelo instinto, isto é apenas por características biológicas transmitidas de pela espécie e mais pela cultura que é transmitida socialmente e muda conforme o contexto social, afinal, um gato no Japão mia, pois miar é uma característica biológica, já uma pessoa que nasce no Japão fala, o que é uma característica biológica, mas fala japonês que é uma característica social.

Daí a importância do processo de socialização e humanização que é o processo pelo qual ao viver junto a outras pessoas, que por sua vez também viveram ao lado de outras pessoas á transmitido de geração em geração hábitos e costumes que são constituintes da nossa formação como humanos e este processo como já falamos é constituído pelas instituições sociais.

As principais instituições são a família, a escola, dentre outros. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A inserção nos grupos sociais

Lutas sociais no Brasil